top of page

8 FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA

Anúncio 168 B1 - Ferramentas de Gestão.jpg

Existem diversas ferramentas, métodos e técnicas que facilitam e muito, a função dos gestores, no planeamento e previsão, no controlo, na monitorização, na identificação de problemas e a tomar decisões, garantindo o seu bom funcionamento e mantendo a empresa no caminho certo.
Na gestão empresarial moderna, onde existe cada vez mais dados e informação, é essencial gerir a empresa com base em ferramentas que permitam o correto planeamento, monitorização e controlo dessa mesma informação e dados. 
Uma boa parte dos gestores ou empreendedores, certamente já ouviu falar de muitas destas ferramentas de gestão, mas talvez não conheça a sua importância ou o processo de implementação.
Um dos principais erros é achar que as ferramentas não passam de conceitos teóricos e abstratos, quando na realidade são bem práticos e essenciais para o sucesso da empresa, ou julgar que estas ferramentas não se aplicam à sua empresa ou que são demasiado difíceis de implementar.
Todas estas ferramentas podem ser aplicadas em empresas de diferentes dimensões e sem grandes dimensões e cada empresa pode criar o seu próprio conjunto de ferramentas adaptadas e personalizadas à sua realidade.


1. Plano Estratégico 
É uma das ferramentas de gestão mais popular do mundo empresarial.
Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas utilizam esta ferramenta para definir uma estratégia, um rumo, definir objetivos e criar medidas e ações detalhadas que permitam alcançar esses objetivos.
Parte-se de um diagnóstico da empresa, através da recolha de dados e informação, o seu propósito, desempenho. Definem-se objetivos, estratégias e metas. Enquadram-se as medidas e ações a implementar no tempo e com o respetivo responsável por cada ação. Definem-se indicadores que servirão para medir o progresso da execução do plano. Vai-se controlando de forma periódica a execução do plano e avaliando eventuais ajustamentos necessários.


2. Plano de Negócios
É um documento de planeamento estratégico e económico/financeiro, que define a estratégia e avalia a viabilidade económica da empresa ou projeto. É construído a partir da realidade do negócio, é fundamental simular possíveis cenários e medir os seus impactos nos resultados da empresa.
Um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Económica é uma ferramenta que ajuda a potenciar as oportunidades, a minimizar riscos, avaliar os recursos necessários, a tomar decisões estratégicas avaliando e considerando todas as áreas da empresa/projeto.


3. Orçamento Anual
É igualmente uma ferramenta de planeamento anual, onde se definem previsões de custos e proveitos tendo por base os dados históricos e contabilísticos da empresa. Estimam-se também os recursos necessários, eventuais investimentos, mas também margens e o volume de negócios expetável. A partir destas previsões, estimam-se os resultados da empresa. 
Um orçamento não só permite gerir melhor as finanças da sua empresa, uma vez que todas as despesas e receitas são nele previstas, como também ajuda a planear melhor a atividade da sua empresa com base no orçamento definido, servindo de orientação para o ano em causa.
Um orçamento anual pode ser realizado de forma global para a empresa ou detalhado para as várias áreas ou departamentos da empresa. Ao longo do ano (mensalmente ou trimestralmente) vão-se apurando os dados reais de custos e proveitos e vão-se apurando desvios. A partir disso, é possível otimizar as tomadas de decisão e traçar estratégias mais assertivas que potenciem o crescimento e o desempenho do negócio.

3.1 Orçamento Base Zero
Esta ferramenta tem conceptualmente semelhanças com o orçamento anual.
Enquanto o orçamento anual é realizado habitualmente tomando por base os custos históricos da empresa e os resultados dos anos anteriores, o “orçamento base zero” “zera” as receitas e custos e reavalia cada necessidade, ao invés de partir da base histórica. 
Desse modo, esta ferramenta incentiva a uma revisão e reavaliação dos custos a incorrer e verdadeiramente necessários para a empresa e é possível otimizar os orçamentos e planear custos com uma visão menos influenciada pelos dados históricos.


4. Orçamento de Tesouraria
A previsão da tesouraria é uma ferramenta essencial nas tomadas de decisões financeiras. Uma correto planeamento da tesouraria da empresa e a previsão das suas necessidades de fundos, contribui de forma decisiva para a sua sustentabilidade.
Esta é uma ferramenta de gestão que permite planear, controlar e avaliar a liquidez da empresa. Nesta ferramenta introduzem-se todos os pagamentos e recebimentos, responsabilidades e deste modo, a empresa consegue ter o conhecimento atempado das suas obrigações, prever todas as entradas de caixa expectáveis e assim por via do saldo de tesouraria previsional, avaliar permanentemente os fundos disponíveis, identificar necessidades de financiamento ou eventuais roturas de tesouraria e consequentes problemas. 
Através desta ferramenta é possível melhorar as decisões financeiras da empresa.


5. Dashboard de Gestão e KPI´s
Os KPI´s (Key Performance Indicator) são indicadores de desempenho, e utilizam-se para medir a acompanhar a performance de vários parâmetros na empresa.
Através da definição de um conjunto de indicadores e da sua compilação, podem-se criar Dashboards, que são mapas de controlo, normalmente com aspeto gráfico ou tabelar, e que permitem de forma abrangente e personalizada, monitorizar os principais pontos críticos e parâmetros da empresa, ver a sua evolução e acompanhar com medidas permanentes na gestão da empresa. 
Esta ferramenta de gestão permite acompanhar periodicamente os resultados e monitorizar os pontos-chave de cada empresa. 


6. Sistema de Controlo de Gestão
Um sistema de controlo de gestão é um processo que deve atravessar toda a empresa, desde a simples recolha de dados até ao planeamento estratégico.
Cada vez mais a informação é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, sendo ela cada vez mais abundante, a problemática que surge é: quais as melhores práticas a aplicar no tratamento de dados?
O controlo de gestão é um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que visam resolver este problema.
Para isso é necessidade definir e implementar um processo para a recolha e análise organizada de dados gerados na empresa. O controlo de gestão é um meio para detetar qualquer anomalia no funcionamento da empresa para que se possa agir imediatamente, aplicando medidas corretivas e para monitorizar um conjunto alargado de parâmetros.
Habitualmente, o controlo de gestão de uma empresa recolhe e trata informação operacional, contabilística e/ou financeira, e desenvolve modelos de análise e de report que permitam aos gestores ter a informação útil para a gestão da empresa. 


7. Modelo de Controlo de Custos
Uma das formas para muitas empresas aumentarem o seu resultado/lucro não é só pelas vendas, mas também através do controlo de custos. Ter uma ferramenta de controlo de custos pode fazer aumentar os resultados, sem aumentar as vendas.
Deste modo, deve-se implementar um método ou processo de gestão de custos e criar um relatório completo, detalhado e periódico de todos os custos da empresa, onde se analise a evolução de cada rúbrica. Devem-se identificar os custos com maior peso na empresa e tentar definir as práticas que existem para reduzir ou controlar cada desses custos.


8. Outras ferramentas
Para além destas ferramentas existem muitas outras que podem contribuir para a melhoria da gestão empresarial, tais como a realização de um “Diagnóstico Empresarial” para identificar pontos de melhoria ou correção; realização da “Análise SWOT” onde se analisar os pontos fortes e fracos da empresa, mas também as oportunidades e ameaças; o “Ciclo PDCA”; o “Modelo de Canvas”; “Modelos de gestão por objetivos”; 5W2H; “Consultoria especializada”, entre outras.


Em muitos casos, as empresas recorrem à contratação de empresas ou consultores especializados para auxiliá-las na definição do modelo de gestão, definição das ferramentas a implementar e na sua própria implementação.
Somos parceiros.
 

bottom of page