top of page

Empreendedorismo e Empresas

- Mentiras e Falsas Verdades -

verdade.jpg


Mentiras e falsas verdades existem por todo o lado e o empreendedorismo e mundo empresarial não foge à regra. Na minha convivência empresarial, deparo-me com algumas mentiras que são ditas sobre o empreendedorismo, e até pelos próprios empreendedores. 


Neste dia da mentira, apresento algumas dessas mentiras ou falsas verdades.


1. "Estas projeções são conservadoras”.
Muitos empreendedores ou empresários, querem-se convencer que atingir determinado volume de vendas ou objetivo, é claramente atingível, seja para obter financiamento, para convencer investidores, ou até mesmo, forçar uma boa projeção de viabilidade económica de um projeto. É fundamental um olhar crítico sobre todas as projeções e expectativas, pois nem sempre são facilmente alcançáveis.


2. “Para empreender é preciso muito dinheiro”.
É comum ouvir-se que sem um elevado investimento, um novo negócio tem poucas hipóteses de sucesso, mas a realidade não é bem assim. É verdade que existe um alto índice de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade, mas isso deve-se mais vezes à falta de planeamento, conhecimento e monitorização do negócio do que à falta de dinheiro.


3. “Um empreendedor só trabalha as horas que quer”.
Algumas pessoas confundem liberdade e autonomia, com a necessidade de horas de trabalho e com a dedicação que ter o seu próprio negócio exige. Na realidade, ser empreendedor é fantástico, é ter alguma liberdade e autonomia, mas não se trabalha apenas as horas que se quer. Ser empreendedor é também ter de dedicar muitas horas de trabalho a planear, a conhecer o mercado e a preparar a oferta, a realizar abordagens comerciais, a estruturar a empresa, a gerir pessoas, a encontrar soluções para ultrapassar dificuldades e obstáculos, etc. 
Ser-se empreendedor é mais duro do que um trabalho das 9h às 17h. É preciso comer, dormir e sonhar com isso. Não é para “fracos ou cansados”. Quem é empreendedor sabe do que estou a falar.


4. “Ninguém mais faz o que fazemos”.
Existe por vezes a tentação de dizer que o produto é incrível e que não há nada igual ou tão bom no mercado. Mencionar esta frase significa que, se for verdade, estamos num setor ou nicho de mercado muito raro e especial. Se for mentira, indica que se ignoram os competidores e a qualidade que também existe noutras soluções ou empresas.


5. "Nós não temos concorrência". 
Diversas vezes, os empresários ou empreendedores olham para a concorrência como alguma empresa igual à deles. Esquecem que a concorrência é alguma empresa, solução, produto ou serviço que possa substituir a sua solução ou empresa. Por vezes o desconhecimento do mercado ou a desvirtuação da realidade, leva muitos empresários a acharem que o seu negócio não está ameaçado por outros players do mercado, e que nada têm de fazer para combater possíveis ameaças.


6. “Criar e gerir a equipa não custa nada”.
A gestão de pessoas é um dos maiores desafios de qualquer projeto em que seja necessária uma equipa de trabalho. Gerir pessoas não é tarefa fácil. Cada pessoa tem o seu jeito de ser e os seus hábitos de trabalho, e se não houver uma clara orientação e estratégia para gerir a equipa, o desafio torna-se ainda mais complicado. Mas as boas equipas não nascem por acaso. É necessário recrutar, criar, formar, motivar, gerir expectativas e conflitos, estar permanentemente atento, dedicação etc. 
Quem trabalha com pessoas já deu certamente conta do desafio e da dificuldade. 


7. “Se eu tivesse dinheiro era fácil criar um negócio”.
Nem sempre é assim. Criar uma empresa ou negócio é fácil. No entanto, para criar uma empresa devidamente estruturada, com mercado e potencial de implementação, com uma boa abordagem a esse mercado, com uma estratégia bem definida, recolher os recursos necessários para a sua implementação e garantir a sua viabilidade económica, não é assim tão fácil. Logo, o dinheiro não faz tudo, mas ajuda.


Conhece mais algumas mentiras ou falsas verdades?

Partilhe connosco.
 

bottom of page